Requisito obrigatório por lei, um engenheiro ou arquiteto deve ser contratado para assumir a responsabilidade técnica pela obra, o que é fundamental  para a garantia do proprietário. Ele é o profissional habilitado que conhece todas as etapas que levam a construção de seu projeto. O profissional sabe como tirar o melhor aproveitamento de seu terreno dado as suas características, aliando-as com seus interesses.

O contrato do Responsável Técnico deve incluir visitas periódicas (no mínimo semanais) à obra para orientação dos executores e controle de qualidade dos resultados.

Durante a obra, faça algumas visitas pessoais para avaliar o andamento (olho do dono) – mas nunca interfira nem instrua diretamente os executores e fornecedores - a intervenção direta do proprietário na execução do trabalho é perigosa e compromete os prazos, custos e qualidade dos resultados. Os contratos devem prever a revisão do projeto em casos imprevistos.

O Profissional Responsável, mesmo que não tenha sido contratado para gerenciar a obra, deverá fazer ao menos duas ou três visitas à obra e participar de qualquer decisão que implique mudança no Projeto Executivo.

Fonte: http://www.arearc.com.br/